Foto: A escultura "Good Defeats Evil", localizada na sede da ONU em Nova York, retrata um alegórico St. George matando um dragão de cabeça dupla. O dragão é criado a partir de fragmentos de mísseis nucleares SS-20 soviéticos e Pershing dos Estados Unidos. Foto: Foto: UN Photo/Milton Grant.

Por Thalif Deen*

NAÇÕES UNIDAS (IDN) - Quando as Nações Unidas comemoraram o Dia Internacional da Eliminação Total das Armas Nucleares em 26 de setembro, o Presidente da Assembléia Geral (AG) Csaba Kőrösi lembrou aos delegados a estátua de Saint-"encontrada nas ruínas de Nagasaki, carbonizada e manchada pela explosão atômica" - e que agora está no centro da coleção permanente de artefatos antinucleares memoráveis da ONU no edifício do Secretariado.

"Ela está lá para nos lembrar de um passado que nunca deve ser repetido". De minha parte, vou prestar atenção ao seu aviso sombrio". Farei o que puder para nos aproximar de nosso sonho: um mundo que esteja a salvo do flagelo da guerra", acrescentou ele.

O Dia Internacional para a Eliminação Total das Armas Nucleares tem sido observado anualmente desde 2014. A Assembléia Geral declarou o Dia Internacional em dezembro de 2013, em sua resolução 68/32, como um seguimento da reunião de alto nível da Assembléia Geral sobre desarmamento nuclear realizada em 26 de setembro de 2013 em Nova York.

Os Estados Unidos detonaram duas bombas atômicas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki em 6 e 9 de agosto de 1945, respectivamente. Os dois bombardeios mataram entre 129.000 e 226.000 pessoas, em sua maioria civis. Mas esse bombardeio ainda permanece como o único uso de armas nucleares em um conflito armado.

Nos primeiros dias deste ano, o presidente da AG ressaltou que os líderes dos cinco Estados com armas nucleares - EUA, Reino Unido, França, Rússia e China - afirmaram conjuntamente que "uma guerra nuclear não pode ser vencida e nunca deve ser combatida".

As outras quatro potências nucleares incluem a Índia, Paquistão, Israel e Coréia do Norte.

"Apenas nove meses depois, as tensões entre as potências mundiais estão alcançando novos máximos. E estamos novamente, permanentemente a 100 a 110 segundos do lançamento de um ataque nuclear a ser seguido de respostas".

A guerra na Ucrânia levantou riscos confiáveis de desastre nuclear global e, como a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) advertiu, há certos círculos que estão "brincando com o fogo".

"Estou particularmente chocado com as recorrentes e veladas ameaças de ataques nucleares. Ataques táticos, muitas vezes é adicionado, mas todos sabemos que tal conflito nunca permaneceria no nível tático".

Na Península Coreana, ele lembrou aos delegados que a ameaça nuclear continua a representar um risco inaceitável para a região e para o mundo.

Enquanto isso, os arsenais em todo o mundo estão cheios de mais de 13.000 ogivas. Os investimentos nestas armas continuam a aumentar enquanto muitas pessoas lutam para comprar alimentos, educar seus filhos e manter o calor, declarou o presidente da GA.

Ainda assim, o Cazaquistão é citado como um país que assumiu um papel pioneiro no abandono de suas armas e no fechamento de seu local de testes nucleares.

Entre 1949 e 1989, foram realizados cerca de 456 testes nucleares soviéticos, incluindo 116 testes atmosféricos, no local de testes de Semipalatinsk, com conseqüências devastadoras a longo prazo para a saúde humana e o meio ambiente.

Após o desmembramento da União Soviética em 1991, o Cazaquistão herdou aproximadamente 1.400 ogivas nucleares soviéticas, que posteriormente abandonou, reconhecendo que sua segurança era melhor alcançada através do desarmamento.

O ex-presidente do Cazaquistão Nursultan Nazarbayev foi o primeiro entre os ex-estados soviéticos recentemente independentes a exigir a eliminação das armas nucleares e a criação de uma zona livre de armas nucleares na região da Ásia Central.

O Cazaquistão se ofereceu para devolver todas as armas nucleares à Rússia, assinou o Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP) e entrou no mundo como um Estado não nuclear.

Em entrevista ao IDN, Joseph Gerson, Presidente da Campanha pela Paz, Desarmamento e Segurança Comum e Vice-Presidente do Escritório Internacional da Paz, disse: "quer-se chorar, gritar, a contradição entre a visão, as esperanças e as cerimônias embutidas no Dia Internacional da ONU para a Eliminação das Armas Nucleares e a realidade de que a humanidade está agora refém do mais perigoso confronto nuclear desde a Crise dos Mísseis Cubanos".

Em agosto, na véspera da Conferência de Revisão do Tratado de Não-Proliferação Nuclear, o Secretário-Geral António Guterres advertiu que a humanidade estava "apenas a um mal-entendido, a um erro de cálculo da aniquilação nuclear". Nessas circunstâncias, nossa primeira e urgente prioridade deve ser a prevenção de uma guerra nuclear.

Gerson disse que os líderes russos e americanos estão brincando com o fogo nuclear que poderia nos consumir a todos à medida que se movem de olho em olho na escalada em espiral da guerra ucraniana.

Enquanto o presidente russo Vladimir Putin se move para anexar mais da Ucrânia, tornando-os ostensivamente parte da Rússia, ele ameaça usar armas nucleares para "proteger" a Rússia e adverte que não está blefando, ele observou.

"Apoiado pelos EUA e pela OTAN, o Presidente Zelensky reitera seu compromisso de reconquistar todos os territórios conquistados pela Rússia. Assim, enfrentamos o perigo de uma guerra sem fim que sangra os recursos russos ou de uma derrota decisiva das forças russas, cada uma das quais tornaria o governo de Putin vulnerável e levantaria a possibilidade de a Rússia lançar armas nucleares táticas para aterrorizar Kyiv e fazer uma vénia às exigências de Moscou", advertiu Gerson.

Em resposta ao barulho do sabre nuclear de Putin, a Administração Biden responde que "responderá com decisão", o que implica em uma possível retaliação nuclear. Mas, dadas as forças políticas e nacionalistas em cada uma das superpotências, será mais que difícil para qualquer um dos líderes aceitar a aparência de derrota".

"E assim, o destino da humanidade paira na balança", declarou ele.

A reunião da ONU sobre a eliminação total das armas nucleares ocorreu em meio a um Apelo Global para "acabar com a ameaça nuclear, abolir as armas nucleares e mudar os orçamentos e investimentos em armas para apoiar a saúde pública, a recuperação da COVID-19, o clima e o desenvolvimento sustentável".

O apelo veio de Parlamentares pela Não-Proliferação e Desarmamento Nuclear (PNND), uma rede global de legisladores trabalhando em uma série de iniciativas para evitar a proliferação nuclear e para alcançar um mundo livre de armas nucleares.

Dirigindo-se aos delegados, o Chefe da ONU disse, em uma era de "chantagem nuclear", que os países deveriam se afastar da ameaça de uma potencial catástrofe global e se comprometer novamente com a paz.

"As armas nucleares são o poder mais destrutivo já criado. Elas não oferecem segurança - apenas carnificina e caos. A eliminação delas seria o maior presente que poderíamos dar às gerações futuras", disse ele.

Guterres lembrou que a Guerra Fria tinha trazido a humanidade "em poucos minutos de aniquilação". No entanto, décadas após o seu fim, com a queda do Muro de Berlim, "podemos ouvir mais uma vez o barulho dos sabres nucleares", disse ele.

"Deixe-me ser claro. A era da chantagem nuclear deve terminar. A idéia de que qualquer país poderia lutar e vencer uma guerra nuclear é desvairada. Qualquer uso de uma arma nuclear incitaria um Armagedom humanitário. Precisamos dar um passo atrás".

O Secretário-Geral também falou de sua decepção depois que os países não conseguiram chegar a um consenso em uma conferência no mês passado para rever o marco do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares (TNP), o único compromisso vinculante ao objetivo de desarmamento pelos Estados que estocam oficialmente armas nucleares.

Após quatro semanas de intensas negociações na sede da ONU, as delegações saíram sem um documento final porque a Rússia se opôs ao texto sobre seu controle das instalações nucleares ucranianas.

O Chefe da ONU se comprometeu a não desistir e instou os países a "usar todas as vias de diálogo, diplomacia e negociação para aliviar as tensões, reduzir os riscos e eliminar a ameaça nuclear".

Enquanto isso, Gerson também apontou que o confronto entre os EUA e a China sobre Taiwan, os confrontos entre a Índia e o Paquistão sobre a Caxemira e as nove corridas de armas nucleares das potências nucleares carregam todos o mesmo perigo do Armagedom nuclear.

"O Dia Internacional para a Eliminação Completa das Armas Nucleares proporcionou uma oportunidade de redirecionar nossa atenção para os perigos nucleares iminentes e de longo prazo. Nossa primeira prioridade deve ser a prevenção da guerra nuclear".

Isto dita a urgência de ganhar um cessar-fogo imediato e negociar uma solução para a Guerra da Ucrânia e o fim das manobras militares provocatórias dos EUA e da China perto de Taiwan e no Mar do Sul da China.

"Ao enfrentarmos novas Guerras Frias sem suposições compartilhadas ou guardrails para conter tensões e para evitar erros de cálculo catastróficos, os EUA e a Rússia e os EUA e a China devem retomar o processo de restabelecimento da estabilidade estratégica. Ela pode servir como base para a negociação de acordos significativos de controle de armas e desarmamento", advertiu Gerson.

Sem tais medidas, apesar do Tratado de Não Proliferação Nuclear e do Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares (TPNW), a visão e a necessidade urgente da completa eliminação das armas nucleares - que é a única maneira de evitar a guerra nuclear em última análise - permanecerá fora do nosso alcance.

"Se existe um truísmo que devemos lembrar e agir neste dia internacional e amanhã, é a advertência de Hibakusha (vítimas de armas nucleares) de que 'seres humanos e armas nucleares não podem coexistir', declarou ele. [IDN-InDepthNews - 29 de setembro de 2022].

*Estudante Fulbright com Mestrado (MSc) em Jornalismo pela Universidade de Columbia, Nova York, Thalif Deen é co-autor do livro "How to Survive a Nuclear Disaster" de 1981 e autor do livro 2021 sobre as Nações Unidas intitulado "No Comment - and Don't Quote me on That".  O link para a Amazônia através do site do autor é o seguinte: https://www.rodericgrigson.com/no-comment-by-thalif-deen/

Foto: A escultura "Good Defeats Evil", localizada na sede da ONU em Nova York, retrata um alegórico St. George matando um dragão de cabeça dupla. O dragão é criado a partir de fragmentos de mísseis nucleares SS-20 soviéticos e Pershing dos Estados Unidos. Foto: Foto: UN Photo/Milton Grant.