Foto: O Secretário Executivo Floyd da CTBTO encontra-se com o Primeiro-Ministro da Dominica, Roosevelt Skerrit. Crédito: CTBTO
Foto: O Secretário Executivo Floyd da CTBTO encontra-se com o Primeiro-Ministro da Dominica, Roosevelt Skerrit. Crédito: CTBTO

Países Latino-americanos e das Caraíbas Apoiam a Proibição dos Testes Nucleares

Por Reinhard Jacobsen

VIENA (IDN) — A Comunidade de Dominica anunciou a sua decisão no início de fevereiro de aderir ao Tratado Abrangente de Proibição de Testes Nucleares; (CTBT) que proíbe a realização de explosões nucleares por parte de qualquer entidade, em qualquer lugar—na superfície da Terra, na atmosfera, em ambiente subaquático e subterrâneo. O Tratado foi assinado há 26 anos mas ainda não entrou em vigor.

O motivo: apesar de 185 países terem assinado o CTBT, dos quais 170 o ratificaram, 44 países específicos detentores de tecnologia nuclear ainda não o assinaram e ratificaram, incluindo três dos Estados com armas nucleares: a França, a Federação Russa e o Reino Unido.  Destes, oito ainda estão em falta: China, Egito, Índia, Irão, Israel, Coreia do Norte, Paquistão e os EUA. A Índia, a Coreia do Norte e o Paquistão ainda não assinaram o CTBT. O último Estado do Anexo 2 a ratificar o Tratado foi a Indonésia em 6 de fevereiro de 2012.

De acordo com a Organização do Tratado Abrangente de Proibição de Testes Nucleares (CTBTO), com sede em Viena, o compromisso da Dominica em assinar o CTBT, sublinha o reconhecimento universal do Tratado na América Latina e nas Caraíbas e destaca a liderança da região na não-proliferação e no desarmamento.

Após a assinatura e ratificação do CTBT por Cuba em fevereiro de 2021, a assinatura de Dominica significará que todos os 33 países da região serão Estados Signatários do Tratado.

"Isto marca uma nova era de parceria com a Dominica, e estou ansioso por reforçar ainda mais em conjunto a norma contra os testes nucleares", disse Robert Floyd, Secretário Executivo da CTBTO, que se encontrou com o Primeiro-Ministro do país das Caraíbas, Roosevelt Skerrit, em 7 de fevereiro

Floyd esteve na sua primeira visita à região desde que assumiu a CTBTO em agosto de 2021, após a Dra. Lassina Zerbo do Burkina Faso. A sua visita de 10 dias incluiu compromissos na Barbados, Dominica, Costa Rica e México, oferecendo uma oportunidade de aprofundar o envolvimento com parceiros-chave regionais.

A importância da visita é sublinhada pelo facto de os estados da América Latina e das Caraíbas serem defensores comprometidos e empenhados do CTBT e importantes parceiros técnicos da CTBTO, acolhendo 43 das 337 instalações do Sistema Internacional de Monitorização (IMS) da organização, e contribuindo com importante conhecimento técnico e científico para o sistema de alarme global concebido para detetar testes nucleares.

O Tratado de Tlatelolco (o Tratado de Proibição de Armas Nucleares na América Latina e as Caraíbas), que abriu para assinatura em 1967, estabeleceu a primeira zona-livre-de-armas-nucleares do mundo numa área densamente povoada.

Discursando no México num evento que assinalava a comemoração do 55.º aniversário do CTBT, Floyd salientou o papel integral da região na concretização da visão partilhada de um mundo livre de testes nucleares.

O Secretário Executivo da CTBTO, Floyd, afirmou: "A região da América Latina e das Caraíbas podem dignificar-se e ter orgulho da sua longa história de liderança na não-proliferação e desarmamento nuclear. Em breve, poderão também celebrar com orgulho e solidariedade quando todos os Estados desta região tiverem também ratificado o CTBT. Estados da América Latina e das Caraíbas, eu vos presto as minhas homenagens.”

Na Barbados, na primeira etapa da sua digressão, o Secretário Executivo encontrou-se com altos funcionários governamentais, incluindo o Ministro dos Negócios Estrangeiros e do Comércio Externo, Jerome Xavier Walcott, e manifestou o seu apreço pelo apoio diplomático do estado das Caraíbas ao CTBT.

Também explorou as iniciativas de criação de capacidades para a região das Caraíbas Orientais e dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS), e encontrou-se com peritos técnicos de várias agências governamentais para expandir a cooperação na utilização de dados da CTBTO na adaptação às alterações climáticas e na gestão do risco de catástrofes, num país afetado por tempestades tropicais e furacões.

Na sequência da sua visita à Barbados e à Dominica, Floyd viajou para a Costa Rica, que acolhe a estação sísmica auxiliar do CTBTO AS25 em Las Juntas de Abangares, supervisionada pelo Observatório Vulcanológico e Sismológico do país, OVSICORI.

"Fiquei impressionado com a profundidade da capacidade técnica e da diplomacia ativa neste país", disse ele, elogiando os esforços da Costa Rica em prol da não-proliferação de armas. "Também me sinto encorajado a conhecer uma visão, que é sobre uma forte implementação doméstica das responsabilidades.

Convivendo com estudantes e funcionários da Universidade para a Paz, apoiada pelas Nações Unidas, em San José, Floyd aderiu à longa tradição de plantar uma ‘corteza amarilla’, uma árvore de madeira nativa da região, como símbolo do envolvimento da CTBTO na educação e empoderamento da próxima geração.

O último destino de Floyd foi o México, onde proferiu um discurso num evento organizado pela Agência para a Proibição de Armas Nucleares na América Latina e nas Caraíbas (OPANAL) para assinalar o 55.º aniversário do Tratado de Tlatelolco.

"O que considero mais poderoso no Tratado de Tlatelolco é que ele permite aos países da região falarem a uma só voz sobre a questão do desarmamento nuclear e da não-proliferação, tal como trabalharem em conjunto para promoverem a segurança coletiva, a educação e a formação em matéria de desarmamento", disse ele.

O chefe da CTBTO encontrou-se também com o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Marcelo Ebrard, um antigo apoiante do CTBT, para discutir o empenho do México em fazer avançar a universalização e a entrada em vigor do Tratado. O país acolhe cinco instalações do IMS: três sísmicas auxiliares, uma hidroacústica e uma estação de radionuclídeos com sistema de gases nobres.

No Instituto Matias Romero, que educa e forma diplomatas mexicanos, Floyd discutiu o ponto da situação do CTBT e a arquitetura global de não-proliferação e desarmamento nuclear. [IDN-InDepthNews — 25 de fevereiro de 2022]

Foto: O Secretário Executivo Floyd da CTBTO encontra-se com o Primeiro-Ministro da Dominica, Roosevelt Skerrit. Crédito: CTBTO